Sim, Teresina, não chore!! Afinal, foram 34 anos de TUCANAGEM, um grupo só, governando ou desgovernando, o seu destino, quando, a nossa MESOPOTÂMIA, cercada por dois rios perenes, ainda não encontrou o apogeu do seu desenvolvimento, pela falta de planejamento de resultados, e de competência, com visão futurista, aproveitando, claro, as margens ricas dos Rios Parnaíba e do Poti, dois rios federais, vinculados à CODEVASP (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, os dois maiores rios do nordeste, e Teresina, recebendo ainda o Rio Poti, que dentro do território piauiense, tem 360km da divisa com o CE, até desaguar no Parnaíba no bairro Poti Velho, na Capital Teresina. Os novos governantes de Teresina, liderados pelo Médico, conhecido como Dr. Pessoa, não têm o
direito de repetir, a falta de Planejamento de resultados, pois o Poti, se multiplicarmos as duas margens dos seus 360km por dois, direita e esquerda, vamos alcançar, simplesmente 720 KM de margens férteis, ricas, inexploradas, vergonhosamente, clamando para serem exploradas, por falta de planejamento de resultados.
Não, Teresina, não chore, quem disse que você é pobre, você é riquíssima, você é pobre, é de gente Competente, que saiba explorar a sua rica MESOPOTÂMIA, que, se bem aproveitada, Teresina e Timon/MA, nossa vizinha cidade maranhense, irão produzir com MEGA irrigação, no mesmo diapasão, de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, dois modelos de riquezas, progresso e desenvolvimento, pela rica, exportação de frutos de QUALIDADE, para o mais exigente país estrangeiro. Manga, melão, Caju, maracujá, uvas diversas, tangerina, laranja, abacaxi, limão azedo e doce, verduras e legumes diversos, e que para tal, teremos que espalhar a criação de abelhas,
para a a polinização, dos frutos, regra indispensável, para o sucesso, dessa riqueza, ainda ausente no Piauí, pela mediocridade imperdoável, de nossa classe política. Ainda podemos citar a rica piscicultura, com frigoríficos que separam a pele, o filé dos peixes e a rica farinha de osso, aproveitando, todos ossos, do peixe.
É Teresina, o Ceará nosso vizinho, só tem 160km de Rio Poti, e dentro do Rio, 16 barragens molhadas, para cada 10 km, enquanto isso, dentro do nosso território piauiense, onde temos 360 kms de Rio Poti, não temos sequer uma barragem, para a concentração de arrojados, MEGA e GIGANTES, projetos, formando um rico polo hortifrutigranjeiro, vergonhosamente, por falta de planejamento de resultados.
É Teresina, eu sei que a cada aniversário, sei que você chora muito, com sofrido soluço, por se sentir tão bonita, tão rica de dádivas de Deus, mas, tão pobre devido as cabeças pequenas sem visão, empreendedora, que sequer sabem, ou entendem, o que significa mesmo, o que é PLANEJAMENTO DE RESULTADOS.
É Teresina, você ainda vai chorar muito, pois, sequer, temos um Distrito Industrial nas margens da Ferrovia que nos liga ao Ceará e ao Maranhão, na altura do Povoado, Taboca do Pau Ferrado, aproveitando os portos do Itaqui/MA e de Pecem/CE, aproveitando os trens cargueiros, para nossas importações e exportações.
Para concluir Teresina, nossa Capital, governada pelos tucanos PELEBREUS, do pescoço pelado, sequer criaram o nosso primeiro Porto Seco, necessário para o controle de nossas exportações e importações, como temos vários em Minas, Goiás, Mato Grosso, RGS, e outras capitais distantes do nosso Atlântico.
ACORDA TERESINA!! Nossa juventude não pode continuar sem mercado de trabalho, para acabarmos, com o ÊXODO, triste, de irem embora, de seu torrão natal, pois, Teresina, não dispõe de um parque industrial e um comercio forte, para aproveitar nossos jovens formandos de cursos diversos, clamando por geração de EMPREGOS!
É Teresina, venha, deite no meu colo, tenha fé, pois esse futuro está bem aí, quem sabe breve poderemos chegar lá.!!
Texto: jornalista Tomaz Teixeira