Importante órgão de controle social da aplicação de recursos federais na educação municipal, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Teresina-PI (CACS-FUNDEB/THE) teve renovação de seus membros nesta sexta-feira (06). Os novos conselheiros receberam posse no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina.
Entre titulares e suplentes, são 20 representantes de pais, alunos, diretores escolares, professores, servidores municipais, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, organizações da sociedade civil e escolas do campo. Eles foram eleitos em assembleias democráticas dos setores que representam e atuarão até o ano de 2026.
Para o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, o CACS-FUNDEB é um aliado da educação do município. “É, inclusive, um dos instrumentos que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) tem para garantir a aplicação devida do recurso, evitando que a gente incorra em erros que possam trazer dificuldades na prestação de contas. É um órgão importantíssimo, que ajuda a realizar a boa educação de Teresina”, disse Nouga.
Elisaldo Junior, representante da Central Única das Favelas (CUFA Piauí), destacou que esse é um trabalho coletivo e a entidade chega para somar. “A gente já vem fazendo esse trabalho social e agora vamos ajudar nessa construção, com foco também na valorização dos professores”, disse o conselheiro.
Ao assinar o decreto de posse, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, falou sobre a importância do CACS-FUNDEB e anunciou novos investimentos na educação. “Os recursos devem mesmo ser destinados ao objetivo que se propõem, não admitimos qualquer desvio para outros fins e assim valorizamos todo o trabalho desse colegiado, que hoje se renova. Tudo isso é fundamental para os projetos que temos na área da educação, com aumento no número de matrículas, escolas de tempo integral e informatização das unidades de ensino”, afirma o prefeito.
Fonte: Ccom PI