Os investimentos do Governo do Estado no Hospital Getúlio Vargas (HGV) não param. A unidade de saúde recebeu um novo equipamento para ampliar a capacidade do laboratório e garantir ainda mais qualidade nos atendimentos prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento, conhecido como Analisador de Imoensaio AQT90 Flex, foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) pelo valor de R$ 80 mil.
Com o novo equipamento podem ser realizados exames, como D-Dímero, Procalcitonina, Troponina, Mioglobina, NT-pro-BNP, PCR e Beta-hCG, que são testes para marcadores cardíacos, coagulação e infecções.
De acordo com a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o equipamento tem capacidade para realizar 600 exames em um único dia e 18 mil ao mês. “O que vai possibilitar ampliar o número atual de 32 mil exames para 50 mil mensais, garantindo que a equipe médica tenha, de forma prática e simples, um diagnóstico rápido e preciso de uma série de situações críticas de pacientes”, explica a gestora.
O coordenador do laboratório do HGV, Adauto Teodoro, destaca que o analisador proporciona ter um resultado mais rápido e seguro. “Com esses resultados, o médico tem condições de indicar um tratamento mais adequado para os pacientes, esclarecendo dúvidas se o paciente está tendo um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, afirma.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressalta que os investimentos feitos no HGV refletem em mais qualidade no atendimento dos pacientes. “Com esses novos recursos vamos possibilitar salvar vidas e indicar um tratamento mais adequados a cada caso, gerenciando um melhor fluxo de pacientes”, explica o superintendente.
Ccom