A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), tem realizado visitas técnicas nas 45 hortas comunitárias que são acompanhadas pelos técnicos da Prefeitura. Nesta terça-feira (11), foi a vez da comunidade Serra do Gavião receber os representantes da SEMP. Durante o encontro, os técnicos puderam conhecer de perto as necessidades dos agricultores familiares que trabalham no campo e na horta da comunidade.
Dentre as demandas apresentadas estão: caminhão para aquisição de esterco, insumos, implantação de um poço tubular, compra de sulfato de manganês para correção do solo do campo agrícola, aspersores para irrigação e assistência técnica continuada.
Segundo o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, a comunidade Serra do Gavião tem um grande potencial de produção, com campo agrícola com oito hectares e uma horta comunitária, abrangendo 30 famílias nas atividades. Ele ouviu as demandas e encaminhou para as providências necessárias.
“Estamos conhecendo as necessidades dos produtores familiares para que possamos solucionar os problemas locais, por meio dos órgãos do setor agropecuário, seja ele, municipal, estadual ou federal. Nosso objetivo como gestor é ampliar a produção agrícola/agropecuária na cidade, dando o suporte técnico, logístico e financeiros ao homem do campo”, ressalta Paulo Roberto da Iluminação.
Atualmente, os agricultores da Serra do Gavião produzem: bananas, cana-de-açúcar, batata-doce, milho, feijão, hortaliças, além de produtos como cajuína, polpas de frutas e outros.
Pmt