O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta quinta-feira (13), da roda de conversa sobre a prevenção do bullying, realizada na Escola Municipal Murilo Braga, no bairro Marques, zona Norte da capital.
A roda de conversa faz parte do projeto Escola Sem Medo, idealizado pelo Núcleo Conectando Saberes de Teresina, que abordam diversas temáticas com objetivo de promover a cultura de paz nas escolas. O núcleo é composto por 12 professores que fazem parte da rede de ensino municipal e estadual.
Dr. Pessoa destaca a importância de realizar atividades sobre a prevenção de violências psicológicas, físicas e outras no ambiente escolar.
“Essas atividades que refletem na prevenção de violências, discriminação e preconceitos realizadas nas escolas são de suma importância para nossas crianças como cidadãos, pois promovem o convívio social de paz, tanto na escola, no eixo familiar e na sociedade geral. O Núcleo Conectando Saberes está de parabéns pela realização do projeto, que será ampliado em toda a rede de ensino de nossa cidade”, enfatiza Dr. Pessoa.
O secretário de Educação do município, Nouga Cardoso, fala da importância de ampliar o projeto para todas as escolas, tendo em vista que a roda de conversa realizada hoje é modelo piloto para execução em outras escolas.
“Esse é um projeto que trabalha a cultura da paz nas escolas, por meio da educação, onde é importante trabalhar de forma integrada entre as famílias e a escola, sempre através do diálogo, orientando e mostrando os cuidados e formas que se devem ter na prevenção e combate a discriminação e preconceitos na sociedade. Também agradecer a Revista Nova Escola, por meio do Núcleo Conectando Saberes, estarem desenvolvendo o projeto Escola Sem Medo, que levaremos para toda a nossa rede ensino”, ressalta Nouga Cardoso.
Tatiane Daniele é mãe de aluno da Escola Murilo Braga e fala da importância de realizar encontros com temáticas de combate à violência nas escolas, principalmente o Bullying, que é uma prática frequente no ambiente escolar.
“É um momento onde adquirimos muito conhecimento e informações sobre o combate às violências, prevenção do Bullying, nós, pais, temos que ter a preocupação de acompanhar de perto e ensinar nossos filhos a não praticarem e nem sofrerem nenhuma delas. Sempre destaco que a educação se inicia na família e continua na escola”, destaca Tatiane Daniele.
Pmt