O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, nesta sexta-feira (18), de mais um evento da programação do aniversario da cidade. O Piquenique no Parque foi realizado no Parque Ambiental Matias Matos, localizado no Mocambinho, zona Norte da capital. O evento contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino.
Segundo Dr. Pessoa, o momento é de integração entre a escola, família e o meio ambiente. “Temos sempre que promover eventos como este que integra a família, a escola e a parte externa (meio ambiente). Aqui vemos a integração, por meio de contos infantis, leituras, apresentações lúdicas e a criançada sempre aprendendo com os métodos educacionais oferecidos pelas equipes técnicas competentes da educação municipal”, destacou Dr. Pessoa.
O projeto tem como tema: “Leio, aprendo e descubro o mundo” e é voltado para alunos do Ciclo de Alfabetização (2º Período da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental). O objetivo é dar destaque às ações desenvolvidas e socializar as práticas de leituras e escrita, conforme os projetos de leitura de cada Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) e escola.
A coordenadora de Alfabetização da Semec, professora Pedrina Daiane, explica melhor sobre a ação Piquenique no Parque.
“O Piquenique no Parque é um projeto de elevação da Alfabetização de Teresina que tem o intuito de proporcionar a leitura as nossas crianças, por meio do lazer, fazendo com que elas conheçam outros ambientes, sem ser o escolar, onde elas tem o contato com a natureza, no qual os principais protagonistas das histórias infantis vivem nesse meio. Hoje temos aqui participando 13 unidades, sendo 10 centros de ensino (CMEI) e três escolas da rede municipal”, afirmou Pedrina Daiane.
O secretário de Educação, Nouga Cardoso, destacou o evento como positivo para educação municipal, sendo um momento de integração em comemoração pelos 171 anos de Teresina.
“É um evento que faz parte das comemorações dos 171 anos de Teresina, onde a SEMEC traz para o Parque Matias Matos, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), essa grande aula ao ar livre, é o desaparelhamento das nossas escolas, é permitir que nossas crianças venham para essa convivência com o ambiente, conhecer, reconhecer, trabalhar a preservação e o futuro deste espaço. E a SEMEC está construindo isso, trazendo essas crianças para participar de atividades de leitura, de reconhecimento de mundo mágico, construindo todo esse inventário da criança, tão significativo na construção dessas pequenas cabecinhas, que precisam de nosso acolhimento”, ressaltou Nouga Cardoso.
Ananda Santos é mãe de aluna da rede municipal de ensino e falou da importância do aprendizado de sua filha em um ambiente diferente, por meio de brincadeiras, apresentações e leituras lúdicas no Parque.
“Fico muito emocionada com minha filha, cada dia um aprendizado diferente, uma nova leitura, escrita de nomes em caixa alta, contos infantis, desenhos e figuras. E este ambiente proporciona isso e muito mais, a natureza é acolhedora e ensina muitas coisas fundamentais em nossas vidas. Aprovo projetos que buscam ampliar o aprendizado de nossas crianças na melhor forma”, enfatiza Ananda Santos.
Pmt