O Pará, na Capital Belém, era semelhante a Teresina, mas, o nobre Min. Jarbas Passarinho, buscou e conseguiu, um Consulado do Japão para o Pará, mais precisamente, na Capital, BELÉM!
Enquanto no Piauí, que tem 360km de Rio Poty da divisa do CE, até desaguar no Parnaíba, no bairro Poti Velho, não temos NENHUMA BARRAGEM, MOLHADA, enquanto isso, vejam o exemplo do Ceará, em 160 km de Rio Poti, eles possuem 16 barragens molhadas, uma para cada 10 km.) Isso sim, é governar para o povão, e para produzir frutas, legumes, verduras, tudo em larga escala, para o mais exigente mercado de consumo, e de exportação, o que não falta dentro e fora do País.
Agindo com responsabilidade e promovendo o desenvolvimento social, com planejamento de resultados, haveremos de gerar milhares de empregos para os sem terra, bem como, garantir da margem do Rio Federal para fora, até 100 metros, aos sem terra, para que produzam: frutos, legumes, verduras, piscicultura e apicultura, tudo em larga escala. Em especial, se tiver organização cooperativista. Claro, assim, diminuindo, ÊXODO RURAL.
ACORDA PIAUÍ!!
A nossa chamada “grande imprensa” sim, entre aspas, mesmo, pois, mais escrevem politicalha e fuxicos, do que contribuem com educação com orientação, direcionada ao desenvolvimento. Mas, infelizmente, o nosso jornalismo, tem o pior nível, no campo da informação e da fuxicaria, quando, deveriam competentemente, mostrar aos políticos, quais caminhos deveriam seguir, para aproveitar o gigante potencial de riquezas que tem o Piauí, em especial, em terras molhadas, nas suas margens de Rios e buscando água no lençol freático, mais rico em água, do mundo.
UM CONSELHO E MODELO DE EXEMPLO:
O Estado do Pará, a exemplo do Piauí, sua Capital BELÉM, é cercada de rios e de áreas molhadas, e, a exemplo do Piauí, nada produziam! Agora, atentem bem, para a grande jogada dos paraenses, na busca para o aproveitamento com competência, de tanta riqueza inexplorada, assim, como temos nas margens do Poti e do Parnaíba, dois rios perenes, mas, que, vergonhosamente, nada produzimos que justifique, tanta riqueza, e MEGA lastro para geração de emprego e renda, mas, sem planejamento de resultados!!
Em 1.600 km de Rio Parnaíba, só temos dois projetos, ainda não conclusos, os PLATÔS DE GUADALUPE, E OS TABULEIROS LITORÂNEOS. É ou não é, uma vergonha?
O jovem e arrojado Governador Rafael Fontelles, que já mostra que veio para fazer a diferença, deve sim, buscar o mesmo caminho conquistado pelos paraenses, quando, competentemente, conseguiram com a Embaixada do Japão, em Brasília, um Consulado do Japão, para, trazer, camponeses japoneses, conhecidos no mundo inteiro, como produtores de frutos, verduras e legumes, de qualidade. E, assim foi feito.
Hoje, Belém, tem MEGA campos irrigados de VERDURAS, LEGUMES E FRUTOS, mais apicultura, para polinização dessas áreas irrigadas, de qualidade, sem semelhança no norte e nordeste.
Claro que um pedido do Governo do Estado do Piauí, para, criar um Consulado do Japão no Piauí, com sede em nossa Capital, e, consequentemente, povoarmos importantes, áreas nas margens do Poti e do Parnaíba, como Protótipo, modelo, para a explosão da produção de frutos, verduras legumes nobres, como conseguiram os paraenses, com a experiência milenar dos JAPONESES.
ESTÁ NA HOR A DE AGIR!!!
O jovem Governador Rafael Fonteles, que vem agindo de forma objetiva e cartesiana, sempre querendo o melhor para o Piauí, ao proceder pelos mesmos caminhos dos paraenses, em pouco tempo, com ajuda dos japoneses, iremos produzir, verduras, legumes e frutos, para o mais exigente mercado de exportação. Vejam as imagens de frutos nobres, produzidos, pelos japoneses, com o planejamento do Consulado do Japão, na Capital paraense.
A JICA TEM MILHÕES DE DÓLARES
PARA AJUDAR PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO EO MELHOR A FUNDO PERDIDO!!
Quando líder do Governo Alberto Silva, no seu segundo mandato, DECIDI IR A BELÉM, e mais precisamente, fui ao Consulado do Japão, em Belém, levei imagens do nosso majestoso Rio Parnaíba, e tive a graça de conseguir, a vinda do Cônsul do Japão no Pará, à Teresina, e, os técnicos da JICA, decidiram dar um presente ao Piauí, o levantamento e estudos palmilhando o Rio Parnaíba, desde o Delta, às suas nascentes, no extremo sul do Piauí, o que gerou a Carta Náutica, da navegabilidade, do Parnaíba, com a chancela e credibilidade da JICA. Esse projeto, está na SEPLAN/PIAUÍ.
Ora, essa carta náutica, prova e comprova, que o Rio Parnaíba é perfeitamente navegável, através de CHATAS MODERNAS. Uma conquista da maior magnitude, no auxílio, ao DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ.
Foram meses, 1 ano, com talhas de aço estudando e analisando o potencial do Rio Parnaíba, de suas nascentes ao Atlântico. Sem dúvidas, um grande feito do Governo Alberto Silva, graças ao contato pessoal que fizemos à JICA/JAPÃO na Capital do Pará, Belém.
E por que não buscar, junto a Embaixada do Japão em Brasília, um Consulado para Teresina, com a proposta de aproveitar, com modernidade, e com frutos nobres, verduras, legumes, piscicultura e apicultura, tudo em larga escala e claro, com VISÃO, para o mercado de exportação, aproveitando essa riqueza de margens dos Rios Federais, Parnaíba e Poti? Agora, com recursos da CODEVASF. Graças a um projeto de autoria do Senador Freitas Neto.
Aliás, repetimos sempre, o ex-governador e Senador Hugo Napoleão, é o autor do maior projeto de fruticultura, que abrange 16 municípios da GRANDE TERESINA, incluindo Timon, para ficar semelhante aos projetos irrigados de PETROLINA/PE E JUAZEIRO/BA., os mais nobres do nordeste, nas margens do São Francisco. E por que não copiar esse modelo de Projeto?
Aliás, os dois maiores projetos de desenvolvimento do AGRONEGÓCIO no Piauí foram do Senador Freitas Neto, que numa decisão de Estadista, incluiu com um projeto de LEI, no Senado acoplando, unindo, juntando, o Rio Parnaíba, na CODEVASF, que passou a ser COMPANHIA DO DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO S. FRANCISCO E DO PARNAÍBA, os dois maiores rios perenes do Nordeste.
Em seguida o também, então Senador, Gov. Hugo Napoleao, incluiu no OGU, (Orçamento Geral da União), o mais arrojado projeto de Desenvolvimento do Piauí, semelhante ao MEGA projeto do Governador Freitas Neto, quando Senador da República. As duas maiores Leis, do Congresso, para mudar o perfil agrícola das margens do Parnaíba, de suas nascentes ao Atlântico, que ficarão para a posteridade.
Fui adversários deles, mas, não poderia fugir da grandeza, desses extraordinários projetos de grande magnitude pelo Desenvolvimento do Piauí.
IMPORTANTÍSSIMO: AMBOS PROJETOS, acoplados ao OGU, Orçamento Geral da União.
MEU DEUS!!
INFELIZMENTE, por uma questão ética e profissional, cobrar do Planejamento do Piauí que levante, quanto já veio para municipios das margens do Parnaíba e do Poti, e o que fizeram em mais 30 anos, os milhões, ou bilhões do OGU veio para desenvolver, as margens do Parnaíba! Se apurarem, vai dar cadeia.
PLATÔS DE GUADALUPE E TABULEIROS LITORÂNEOS
Para fazer Justiça, graças a amizade do então Governador Alberto Silva, com o Presidente Sarney, conseguiu do Presidente do BRASIL, dois MEGA projetos: PLATÔS DE GUADALUPE E TABULEIROS LITORÂNEOS, NO NÍVEL, dos existentes nas margens do São Francisco, que além dessa nobre decisão, o Presidente Sarney levou para Parnaíba, a Diretoria Geral, da EMBRAPA, para o o planejamento de projetos nas Parnaíba para beneficiar o Maranhão e o Piauí.
São decisões como essas, que dão grandeza, aos políticos que os conquistaram para seus estados, e que propomos, dá inicio ao chamado progresso e desenvolvimento, aproveitando nossas potencialidades naturais, em especial nas margens de nossos Rios Perenes. O que falta? Somente Planejamento de Resultados, para o aproveitamento de tanta riqueza.
O jovem Governador Rafael que vem governando com novas ideias e com Planejamento de Resultados, é evidente, que poderá alcançar tanto sucesso, conquistando um Consulado do Japão para Teresina, assim como fizeram os paraenses.
O Piauí é muito rico, com águas no solo e sub-solo, uma dádiva de Deus, que faz a diferença, caso venhamos a ter o competente, planejamento de resultados, direcionados ao aproveitamento hídrico do nosso rico Piauí.
É a nossa nobre e importante opinião de hoje, DOA A QUEM DOER!!!
P A N C A D A P I A U Í
NENHUMA BARRAGEM MOLHADA NO POTI, DENTRO DO PIAUÍ, PROVA, A MEDIOCRIDADE DE NOSSOS POLÍTICOS.
Ao Governador Rafael:
O nobre Governador Rafael, que vem tomando decisões diferenciadas, em se COMPARANDO à outros governantes que passaram pelo Palácio de Karnak, precisa, com mão de ferro, planejar e cuidar dessa potencialidade que só o Piauí, tem no nordeste, de água em abundância, no solo e no subsolo.
Temos o maior lençol freático do mundo, com capacidade para abastecer o mundo, durante 40 anos, tamanha, são as fontes, de água doce, no nosso subsolo, e o mais importante, a maioria MINERAL.
MAS, esse tema é mesmo para chamar a atenção do descaso em não aproveitarmos, o potencial de riquezas que podem gerar, as margens do Poti, entre a divisa do CE, e Piauí, melhorando consideravelmente, o conceito de progresso do nosso Estado.
Ora, se os Cearenses em 160km de Rio Poti, possuem, têm, 16 barragens molhadas, uma para cada 10 km, estupidamente, do lado do Piauí, com 360 KM de Rio Poti, o dobro do Ceará, irresponsavelmente, ainda não temos nenhuma barragem molhada! Um descaso incomensurável!!
Lembro que as margens de rios Federais, pertencem à União, até 100 metros das margens dos Rios Federais, para fora, em especial, quando banham dois Estados, como o Rio Poti no CE/PI e o Parnaíba no PI/MA. Duas riquezas de fazer inveja àqueles que moram no semiárido nordestino. Convenhamos: uma dádiva de Deus.
Imaginemos uma barragem dentro do território piauiense, em 360km de Rio Poti, de 10 em 10km, serão 36 barragens, molhadas, consequentemente, multiplicando por dois, as duas margens, somaremos, 720 km de áreas irrigáveis, somente para atender à quem não tem terra, ganhando um pedaço de chão, irrigado para colher 4 safras ano, de frutas, legumes, grãos e mais, piscicultura e apicultura, com um planejamento de resultados, gerando milhares de empregos e uma riqueza incomensurável, para atender ao mais exigente mercado de consumo, do mundo, sem se falar, nos projetos irrigados gigantes, nos 100 metros divididos com o social, cooperativas rurais, gerando milhares de empregos, riqueza abundante e renda, por força do mercado de exportação, com cooperativas e com grupos privados, que depois dos 100 metros de aproveitamento ao social, os gigantes projetos irrigados, como temos ao longo do São Francisco de Minas Gerais, à Pernambuco, visando o mercado de exportação.
DUAS VANTAGENS
VANTAGEM – 01 – Os 100 metros das margens para assentamentos de cooperativas rurais, para atender ao povão, que não tem terra para plantar, com suas nobres cooperativas com planejamento de resultados. E, DIMINUINDO O ÊXODO RURAL DE PIAUIENSES QUE FOGEM PARA OUTROAS ESTADOS.
VANTAGEM 02– Os gigantes e MEGA projetos de irrigação do setor privado, exigindo um aeroporto especial, somente para a exportação de frutos legumes e verduras, para o mais exigente mercado de consumo do mundo. Serão também, milhares de tonelagens de grãos nobres, ao mais exigente mercado de consumo exterior.
JUMBOS SAEM DE RECIFE
São muitos os voos de Jumbos, transportando fruticultura para o mundo, produzido nas margens do São Francisco, na BAHIA e PERNAMBUCO, e, assim, nos demais estados ribeirinhos do S. Francisco, desde o norte de Minas Gerais, ao desembocar no Atlântico em RECIFE/Pernambuco, e ainda, mais agora, o Canal do São Francisco, que leva água do São Francisco, para RGN/CE e PB!! CONVENHAMOS, algo esplendoroso advindo, de nobre planejamento de resultados.
O Piauí é rico sim, somente dependemos de PLANEJAMENTO DE RESULTADOS. Faz pena!! Tão simples, e nunca fizeram. Quanta estupidez, ignorância, e, cruel, descaso, de nossos políticos. UMA TRISTEZA: ACORDA PIAUÍ!!!
T R I B U N A L I V R E
COMO DIMINUIR O CALOR EM TERESINA? Simples, com o plantio de árvores que fazem sombra, o ano inteiro, como Mangueiras, Cajueiros, Oitizeiros, Amêndoas e Jaqueiras. Essas arvores, fazem sombras gigantes, aliviando, o calor.
COMO PLANTAR: sempre do lado oposto à rede elétrica, para não precisar de podas, tornando-as gigantes e quanto maiores mais sombras.
Essa campanha bem que poderia ser da Prefeitura da Capital, mas, como não têm planejamento para isso, cabe aos moradores de cada residência, fazer o plantio de sua arvore sombria, da sua escolha.
As margens de Rios como Parnaíba e Poti, são zonas de lazer e entretenimentos, em especial dentro da Capital, com sombras, grama japonesa, para servir de tapete para o lazer, em especial nos finais de semana (sábado e domingo) além dos feriados.
ATENÇÃO!! OBSERVEM na Capital, Teresina, onde tem uma árvore dessas acima citadas, e, vocês verão, o frescor de suas sombras amenizando o calor de nossa Capital!!
ALIÁS, A PREFEITURA DE TERESINA, sempre arborizou a Capital, com árvores no centro das avenidas, que nem botam flores, nem frutos e muito menos, fazem sombra. UMA ESTUPIDEZ CAVALAR. Essas mudas de sombra eram compradas para favorecer amigos do partido deles, que tinham canteiros de vendas de mudas de plantas. Mentira?
ARBORIZAR TERESINA COM ARVORES GIGANTES, QUE FAZEM BELAS SOMBRAS, VAI ABRANDAR O CALOR, DEVIDO A SOMBRA QUE ELAS PROPORCIONAM. ESQUEÇAM A PREFEITURA, façam suas plantações pensando no alívio do calor durante o BRÓ: SetemBRO, OutuBRO, NovemBRO e DezemBRO. Sacou!! Verde neles!!
MELHORES TWEETERs DA SEMANA Do Jornalista Tomaz Teixeira.
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1708094215534608691?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1708094215534608691%7Ctwgr%5E3058999f244647d7f2286f478ba3803409fc42a0%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1708094215534608691widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707910264719331431?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707910264719331431%7Ctwgr%5Ea0972306351d571bba16ab270a871b3313d0e3c6%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707910264719331431widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707910264719331431?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707910264719331431%7Ctwgr%5Ea0972306351d571bba16ab270a871b3313d0e3c6%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707910264719331431widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707873043647750185?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707873043647750185%7Ctwgr%5E083e9855198b77802303f7d59ed301cbeba1088e%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707873043647750185widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707855828747776019?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707855828747776019%7Ctwgr%5E5ab655329b8e99db77e0d91015e25215f2fae1fb%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707855828747776019widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707705585469108277?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707705585469108277%7Ctwgr%5Ee6b70d012bc27cacc9fd1fc418ac19b34e490dad%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707705585469108277widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707589458285953138?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707589458285953138%7Ctwgr%5Ed8e545a9e9841b70505cd6c992166dd7653e27f2%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707589458285953138widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707586514417291341?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707586514417291341%7Ctwgr%5E5778545adb59c546ea802654fba1ff538ea62bce%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707586514417291341widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707559871376142501?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707559871376142501%7Ctwgr%5E1f1c47807c2185356426114083fc28211d6e7730%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707559871376142501widget%3DTweet
https://twitter.com/tomazteixeira/status/1707555149810487613?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1707555149810487613%7Ctwgr%5Ec834fbf5a1cdf49b19a80119136921d19f5e5de3%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Ftomazteixeira2Fstatus2F1707555149810487613widget%3DTweet
A L F I N E T A D A S
- – Deputados pensionistas da ALEPI (Assembléia Legislativa do Piauí, leia-se INPALP, Instituto de Previdência Parlamentar, que durante anos de mandato contribuíram com 13% do bruto do que ganhavam um parlamentar.
- COM A EXTINÇÃO DO INPALPI, quem quis recebeu tudo que contribuiu ao longo de seus 2,3,4, ou 5 mandatos, os receberiam, com juros e correção monetária, aquele que optasse pela pensão teria o benefício, destinado à viúva ou filhos inválidos, acabando o beneficio, a cada família que perdia Pai, Mãe e filhos inválidos.
- Mas, o Presidente Franzé da Silva, desde Janeiro que não reajusta a pensão dos pensionistas do INPALPI, NUM DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DO DIREITO ADQUIRIDO E DEFINIDO EM LEI, ATÉ O FINAL DO ÚLTIMO SOBREVIVENTE DO DEPENDENTE DAQUELE DEPUTADO, VIUVAS E FILHOS ESPECIAIS. SÓ NAO ENXERGA ISSO, QUEM É CAVALO BATIZADO.
- O NÃO CUMPRIMENTO do aumento do INPALPI, como recomenda a Lei que criou e outra que modificou a existência do INPALPI, até a última família, Deputado, esposa (viúva) ou filho inválido, como determinou a Lei do INPALPI, aprovada pelo Plenario da Casa Legislativa.
- ALIÁS, O SR. FRANZÉ SILVA, tem sido rotulado como o mais cruel Presidente que assumiu o comando da casa, não respeita Leis e nem Direitos e vantagens, num claro desrespeito ao princípio do DIREITO ADQUIRIDO, o que configura o seu despreparo para presidir aquela casa do povo.
- CABE AO GOVERNADOR RAFAEL FONTELES, puxar a orelha do Presidente Careca da ALEPI, obrigando-o a respeitar os direitos aprovados em Lei, pelo Plenário da Casa, até o último beneficiado, que, contribuíram, com 14% do bruto, que percebia, um Deputado, gerando um gigante fundo de pensão. São Herdeiros do Beneficio, viúvas e filhos especiais.
- – Mas, o COJAC do PT e da ALEPI, tem complexo de autoritarismo, foi o único Presidente, da história da ALEPI, que não recebe os ex-parlamentares pensionistas do INPALPI.
- – CANSADO DE ESPERAR, o ex-deputado Luciano Nunes, puxou a fila, cobrando do novo Presidente da ALEPI, que tenha a dignidade de pagar os reajustes atrasados desde Janeiro/2023, depois do seu cruel mandato, que demitiu, mais de 1.000 prestadores de serviços da ALEPI, até por que, o orçamento anual da ALEPI é de R$ 486.000.000.00 MILHÕES/ANO. E para onde mandam tanto dinheiro, 4 vezes, mais do que o orçamento anual do Judiciário. Pode? Sim, o pior é que pode!!
Oscar de barro