A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) trabalha para garantir a alta eficiência dos sistemas gerenciados pela empresa pública. Foram investidos R$ 3.263.252,66, em serviços de suporte técnico (software e hardware), e banco de dados, visando à preservação das informações, melhorias, atualizações e alto desempenho de importantes sistemas como o do Detran, Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Nessa quarta-feira (04), o presidente da Etipi, Ellen Gera, fez uma visita técnica aos setores que cuidam dos sistemas e avaliou as máquinas servidoras dos bancos de dados, onde são guardados e gerenciados essses sistemas.
Com mais de 30 mil usuários e quase 5 mil requisições simultâneas no horário do expediente, o SEI, precisou de ajustes e insumos técnicos para garantir a estabilidade e atender plenamente as demandas.
“Nossas equipes têm trabalhado bastante para garantir a qualidade dos serviços até chegar ao usuário final, com a disponibilidade adequada dos processos e atualizações necessárias. Fizemos importantes investimentos na melhoria dos nossos sistemas, plataformas, máquinas com alta capacidade e, hoje, quem usa o SEI já sente a diferença, com um sistema mais ágil e melhores fluxos da ferramenta”, disse Ellen Gera.
De acordo com o gerente de Segurança da Informação da Etipi, Cristiano Altino, a quantidade de acessos ao SEI vem crescendo exponencialmente, diante desse contexto mais recursos técnicos e financeiros foram necessários para o melhor funcionamento e segurança do sistema.
“A Etipi avançou muito na melhoria dos sistemas, dentre eles o SEI, que é ferramenta fundamental no serviço público. Para os ajustes de performance no sistema de modo geral, foram disponibilizados insumos, investimentos técnicos e financeiros”, afirmou Cristiano Altino.
Novos investimentos
Dentro da perspectiva de modernização do serviço público e avanços na área da tecnologia com foco nas pessoas, a Etipi está trabalhando na criação de um aplicativo para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), como explica José Alves, diretor técnico da Etipi.
“Em breve faremos mais um novo investimento para o desenvolvimento de um aplicativo piauiense do SEI, customizado para suprir as necessidades dos servidores estaduais e melhorar a experiência do trabalho nos processos eletrônicos”, concluiu o gestor.
CCOM PI