O Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí cresceu 7,7%, em 2017, sendo o líder em crescimento do Nordeste e segundo maior do Brasil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14), no Palácio de Karnak, pela Secretaria de Estado e Planejamento (Seplan) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Piauí apresentou PIB de R$ 45,36 bilhões. A produção agrícola, energias renováveis e a pecuária foram os setores que impulsionaram em grande parte esse crescimento acima da média nacional, que foi de 1,3%. O Nordeste cresceu 1,6%, dessa forma o Piauí apresenta uma expansão superior à registrada no país e na região.
O governador Wellington Dias fez uma análise dobre os dados apresentados. “Me alegra ver nesses dados o crescimento da agropecuária, indústria e serviços e nosso objetivo é chegar a 2025 com o PIB de R$ 75 bilhões. Esse resultado mostra que o Piauí está no caminho certo, nós estamos trabalhando para fortalecer o crescimento das 12 regiões do estado nas áreas de educação, serviços, agricultura, considerando o potencial que cada região tem”.