Em conexão com outros países, o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) participou de forma virtual da Semana de Proteção Social 2024 do Camboja. Com o tema “Construindo um Estado Resiliente e um Sistema Sustentável de Proteção Social”, o encontro foi promovido pelo Conselho Nacional de Proteção Social (NSPC) do país asiático.
O objetivo do evento foi debater melhorarias da proteção social e a implementação de políticas públicas no Camboja. A convite do Unicef Brasil, a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, participou de um painel focado na integração de programas de proteção social, destacando os desafios e impactos positivos do Bolsa Família.
“É sempre uma honra trocar experiências com outros países e poder socializar um pouco do que representa essa proteção social no Brasil. Ver o Bolsa Família presente nos grandes debates e reassumindo o protagonismo mundial é motivo de muito orgulho para todos nós”, exaltou Eliane Aquino.
A secretária do MDS ainda destacou que a experiência brasileira é referência mundial, sendo pesquisada e estudada por vários outros países. “Um programa que está presente em todos os municípios brasileiros e que ao longo dos últimos 20 anos ajudou o Brasil a sair do Mapa da Fome, em 2014”, recordou.
Além disso, a representante brasileira frisou a importância da retomada do Bolsa Família em 2023, com a volta do enfoque na composição familiar e na primeira infância. “O Bolsa Família contribuiu com a melhoria da saúde de gestantes e crianças, com a retirada das crianças do trabalho infantil e a inserção delas nas escolas. O novo Bolsa Família, relançado em 2023, tem como foco as diversas composições familiares e o fortalecimento da primeira infância.”
A chefe de Política Social do Unicef no Camboja relembrou a importância do protagonismo do programa de transferência de renda brasileiro. “O Bolsa Família é pioneiro no que se refere à proteção das famílias, um grande exemplo para todo o mundo na garantia dos direitos e oportunidades para a população”, disse Lisa-Marie Ouedraogo-Wasi,
Estiveram presentes no encontro representantes políticos, parceiros da área de desenvolvimento social, representantes de universidades, estudiosos e profissionais da área que puderam trocar experiências no que se refere a boas práticas, abordagens inovadoras para o fortalecimento dos sistemas de proteção social.
Assessoria de Comunicação – MDS