O ministro Wellington Dias se reuniu, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar de assuntos de interesse mútuo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do organismo internacional, como o G20 e as políticas de combate à fome.
“Estamos trabalhando um conjunto de ações. Nos alegrou a disposição do BID em atuar nessa situação emergencial de calamidade do Rio Grande do Sul. Também de estarmos juntos no Rio de Janeiro, quando a força-tarefa, com a presença de ministros e de vários organismos internacionais, tratando esse foco na América Latina e no Caribe”, disse o titular do MDS citando a reunião na capital fluminense que debaterá a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no âmbito da reunião dos ministros de desenvolvimento social do G20.
O BID ainda irá atuar em parceria com o Governo Federal no Programa Acredita, como ressaltou o ministro. “É claro, também na parceria com o Programa Acredita, lançado pelo presidente Lula, que tem todo esse olhar para tirar pessoas da fome e da pobreza, mas também dar uma oportunidade de, pelo emprego e pelo empreendedorismo, poder crescer”.
Ilan Goldfajn, presidente do BID, reiterou a disposição nas parcerias. “Para nós, é uma honra trabalhar com esses programas. Já é uma parceria histórica. É um prazer estar sempre com o ministro, no Programa Acredita, nos programas sociais e, essa semana também, na catástrofe que temos que tratar, ter a presença”, enumerou.
“O BID é sobre desenvolvimento social mas também é sobre ajuda humanitária. Então, agradeço a parceria, que tem sido fundamental e vai crescer daqui em diante”, completou o presidente da instituição financeira.
Também participaram da agenda Morgan Scott Doyle, representante do BID no Brasil, André Luiz Soares de Oliveira, chefe de gabinete do BID, e Renato Godinho, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDS.
Assessoria de Comunicação – MDS