O governador Rafael Fonteles comemorou os números divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), que aponta o Piauí como o estado do Nordeste com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, com 4,5 pontos, índice também alcançado por Pernambuco. No ranking nacional, o Piauí conquistou o quarto lugar.
Em suas redes sociais, Rafael Fonteles destacou os avanços na educação pública estadual. “Esse é o reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade”, disse o governador.
“Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas. E isso é apenas o começo!”, complementou Rafael.
Ensino fundamental
Segundo os números do Ideb, o Piauí alcançou 5,9 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, o estado atingiu 5,2 pontos.
O que é o Ideb
O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica do país. Ao reunir dados sobre o índice de aprovação e de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, ele averigua desempenho e indicadores de fluxo e trajetória escolar.
CCOM PI