O prefeito Silvio Mendes, eleito neste domingo (6) no primeiro turno das eleições municipais de 2024, comentou nesta segunda (7) sobre suas prioridades para seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Teresina, que começa em janeiro de 2025.
“A gente, para sobreviver, tem que se adaptar ao meio. É preciso fazer essa adaptação. O meu tempo que passou eu já não tenho mais, tenho o tempo que Deus me permitir. É a maior missão da minha vida, essa que a gente começa agora”, disse Silvio.
Silvio disse que ainda aguarda uma reunião com o prefeito Dr Pessoa (PRD) para iniciar o processo de transição, do qual deve estar à frente. “Eu estou esperando o convite do prefeito Dr Pessoa para começar. Começar logo! A gente não perde tempo com o que precisa ser feito”, comentou.
Sobre a área da administração que mais preocupa os teresinenses, a saúde, Silvio comentou que tem preocupação em equacionar as finanças da pasta.
Segundo ele, a vinda de pacientes de outros lugares em busca de tratamento em Teresina diminuiu nos últimos anos, principalmente de pessoas oriundas do Maranhão. Ainda assim, a vinda de pacientes do interior do Piauí ainda preocupa, e eleva o custo da saúde para a Prefeitura.
Silvio comentou ainda que o preocupa o vencimento de uma ação judicial que elevava o volume de recursos que Teresina recebe do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ação deve vencer em dezembro de 2024, fazendo o valor enviado para a capital cair de 6,25% para cerca de 4% do FPM.
O prefeito eleito disse que ainda não conhece a situação financeira de Teresina, pois ainda não teve acesso às contas.
Sobre sua equipe de governo, Silvio não adiantou nomes. Disse que vai buscar tanto indicações técnicas como políticas para compor seu secretariado.
“O que for de melhor vamos tentar convencer. Porque o secretário municipal não ganha tanto. Ele não concorre com o setor privado, que remunera bem melhor. Mas é por Teresina”, disse.
Silvio Mendes (UB) foi eleito prefeito de Teresina no primeiro turno das eleições deste domingo (6) para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Silvio Mendes somou 52,19% dos votos válidos, totalizando 239.848 votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou o resultado às 19h27.
Este será o terceiro mandato de Silvio Mendes no comando do poder executivo municipal de Teresina, que começa em janeiro de 2025. Ele já foi prefeito anteriormente, entre 2004 e 2010.
O vice da chapa é Jeová Alencar (Republicanos). A chapa conta com o apoio dos partidos Progressistas e Republicanos.
“Vamos honrar todos os compromissos, cuidar da sociedade, trabalhar pela justiça social, cumprir a palavra com êxito, com maestria. Essa é a missão maior da minha vida. Eu vou dedicar a minha vida ao que Deus me der para cuidar dessa cidade”, declarou Silvio Mendes durante a festa de comemoração.
Em segundo lugar, Fábio Novo (PT) obteve 198.794 votos, equivalente a 43,26% O atual prefeito de Teresina, Dr Pessoa (PRD), ficou em terceiro lugar com 10.131 votos, que correspondem a 2,20%.
Prefeito eleito Silvio Mendes projeta desafios da futura gestão em Teresina
Silvio Mendes tem 75 anos, e nasceu em Campo Maior (PI). É médico e foi secretário municipal de Saúde de Teresina durante 12 anos. Também foi eleito e reeleito prefeito de Teresina entre 2004 e 2010. Na eleição de 2022, concorreu ao governo do Piauí e foi derrotado por Rafael Fonteles (PT).
Se formou em medicina na Universidade Federal de Pernambuco, e se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo. Em Teresina, trabalhou no Hospital Getúlio Vargas. É casado com a neurologista Maria Inês e tem três filha
G1