O governador Wellington Dias reuniu-se, com a vice-governadora, Regina Sousa, o consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Henrique Paim, e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. Em pauta, o programa Educar Piauí e a implantação da Base Nacional Comum Curricular no estado.
O programa Educar Piauí busca a valorização escolar e dará formação continuada aos profissionais da educação, aumentando a escolaridade e diminuindo os déficits na educação. A iniciativa prevê a aplicação dos recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e ensino fundamental, estabelece, processos essenciais que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica brasileira, assegurando os seus direitos de aprendizagem. Ele servirá de parâmetro para a construção dos currículos pelas escolas e redes de ensino.
Segundo Wellington Dias, mesmo com todos os avanços já obtidos pelo estado, o analfabetismo ainda é um grande desafio que será combatido com o programa e a grade curricular comum. “Tivemos o privilégio de finalizar o ano recebendo boas notícias no que tange ao detalhamento dos dois. Temos metas ambiciosas de levar um conjunto de obras, equipamentos e qualificação para as escolas de quase todos os municípios do Piauí”, destacou o governador.
O governador acrescenta que outra meta principal é a educação de qualidade e, para tanto, cerca de R$ 2 bilhões serão investidos em educação. “É o maior investimento em educação da história do Piauí. Vamos centrar na redução de evasão escolar e da repetência, assim como na melhoria da proficiência. Também teremos um sistema de medição a cada semestre, com metas a serem cumpridas pelos profissionais, que por sua vez, terão formação. Estou animado e acredito que esse trabalho integrado nos proporcionará bons resultados. O Piauí terá uma evolução significativa nos próximos anos”, afirmou Dias.