Há 30 anos, o maior empresário do país, à época, Antônio Ermírio de Morais, de saudosa memória, presidente do grupo Votorantim, maior Grupo Empresarial do país escreveu num grande jornal de São Paulo, de que o Brasil começava a enfrentar a sua pior crise social no campo da subsistência, devido nascerem 3 milhões de brasileiros por ano, e gerávamos àquela época, apenas 1 milhão de empregos ano. E foi duro e implacável: “em pouco tempo o Brasil será uma nova BENGLA DESHER/INDIA.”
Chegamos onde previu Antônio Ermírio de Morais, o maior ícone empresarial do país de todos os tempos. Ermírio, de larga visão empreendedora, enxergou longe, e viu o Brasil caminhando para o que estamos assistindo hoje, nas capitais e grandes cidades do país, bolsões de misérias com a invasão de cidades grandes como SP, RJ e BH, com vilas, favelas e palafitas, que deformam a estrutura social de nossa República, um verdadeiro caos social, previsto por ele, já naquela época. O Presidente do Grupo Votorantim, enxergou longe, pois, tinha visão de estadista. Hoje, o Brasil sofre nas grandes cidades, o desespero do êxodo rural, com brasileiros de todos os recantos do norte, nordeste e do centro oeste, que fogem, desesperadamente, por falta de opção de trabalho do seu habitat, para a busca do emprego na cidade grande industrial, do sul do país.
Se naquela época, o governo brasileiro, tivesse tido a perspicácia, de começar uma campanha para que as famílias pobres não tivessem mais que dois filhos, com certeza teríamos orientado às famílias do campo e das periferias das grandes cidades, esse controle da natalidade para uma conscientização social das famílias, entre, a classe média e a pobreza.
Hoje, observamos que a miséria está no meio das cidades ricas, como SP, RJ, BH e outras, onde as vilas, favelas e palafitas proliferam desordenadamente, deformando o centro e bairros nobres das grandes cidades como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte e outras.
Afinal, o que fazer? Claro, uma campanha competente, em nome da família, e da estabilidade econômica do país.
No mundo moderno, na Europa em especial, citando-se como exemplo a Suécia, Suíça, e no Canadá e outros países europeus e Asiáticos, observa-se, que o controle da natalidade pela força positiva da cultura do povo desses países, suas capitais não têm bolsões de miseráveis, como temos hoje em nosso país.
Afinal, o que fazer? Ora, nunca é tarde para buscar o equilíbrio social demográfico, e o que se espera, é que o Brasil comece a fazer campanhas de conscientização de que cada família, tenha no máximo 2 filhos, apenas, especialmente nas camadas mais pobres, onde a promiscuidade infantil, e a marginalidade na adolescência, têm deformado famílias pobres, acelerando cada vez mais, a falta de controle social e racional dessas famílias.
É preciso que no Norte e Nordeste e no Centro Oeste, tenhamos o que temos no sul, região de estados mais ricos, a consciência de que o campo precisa servir de alívio social, com irrigação em margens de rios e longe deles, o poço tubular, para agigantar campos irrigados, gerando trabalho e dias de esperanças para os menos favorecidos da sorte, dando-lhes dignidade social. Para isso crescer com sustentabilidade, ensinar o cooperativismo para o sucesso de seus empreendimentos agrícolas.
Acorda Brasil, precisamos conscientizar a nossa população de classe média para baixo, de que a continuar o descontrole demográfico, o país poderá ficar ingovernável.
É preciso consciência crítica, e que os políticos adquiram visão de estadistas, para conduzir o nosso rebanho, a porto seguro e consequentemente, diminuir o sofrimento do povo, dando-lhe mais dignidade, trabalho, para a condução de sua família com mais felicidade, protegendo-as, da desgraça da fome, e da miséria.
É preciso planejamento de resultados e visão empreendedora de estadista, para dar ao povão uma condição de vida mais digna. CHEGA DE SOFRIMENTO, em especial, ACABANDO nas periferias, favelas e palafitas, do centro, das principais capitais do país. Infelizmente uma triste realidade, DEVOLVENDO-OS AO SEU HABITAT, PARA UMA VIDA MAIS FELIZ E SEM MISÉRIA E MAIS DIGNA.
É a nossa dura e implacável opinião de hoje, doa a quem doer!!
P A N C A D A P I A U Í
- O POVO PRECISA SE UNIR PARA TIRAR OS TUCANOS DA PREFEITURA DE TERESINA, claro, está gerada uma nova oligarquia no Piauí, governo de poucos, onde um pequeno grupo, tem se sucedido no poder, sem que o povo tenha governos promissores e empreendedores, capazes, de tirar a capital do Piauí, dos índices que a qualificam como a mais pobre e mais atrasada do nordeste. Sem indústrias, sem aproveitar a rica mesopotâmia formada pelos Rios Parnaíba e Poti, quando, competentemente, poderíamos figurar, há mais de 50 anos, como vem crescendo a cada ano, a produção da rica fruticultura nas margens do São Francisco, desde o norte de Minas Gerais, passando pela Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, onde Petrolina/PE e Juazeiro/BA, são modelos de riqueza, com a rica irrigação de frutos nobres, que geram bilhões em exportação, para o mais exigente país europeu ou asiático, lhes oferecendo frutos nobres e de qualidade, que geram bilhões aos cofres dos estados do Vale rico do São Francisco.Mas, para que alcancemos esse nível de consciência no campo do desenvolvimento, o POVO DE TERESINA, precisa fazer a mudança que o momento está a exigir, pois tem tucanos governando Teresina pela 4ª vez e nada trouxe de progresso, riqueza e muito menos, desenvolvimento de coisa nenhuma. É preciso que o povo dê as mãos e forme uma corrente, para promover essa mudança que será salutar e necessária para o bem estar da família teresinense.
- – O ESCÂNDALO FRIPISA: QUEM SEGURA ESSE PROCESSO? Sim, já está na hora do Ministério Público intervir nesse escândalo do FRIPISA. RESUMO: Em 1979 o Governo de Lucidio Portela, decidiu privatizar o FRIPISA, um frigorífico com as mesmas listagens de produção da SADIA, construído por Alberto Silva, governador de 71 a 75. Em 1979 o então governador Lucídio Portela decidiu privatizar o FRIPISA, apenas um interessado surgiu na concorrência, o grupo MAPIL, que pertencia ao Sr. Firmino Soares, pai do atual Prefeito de Teresina Firmino Filho, pela 4ª vez, Prefeito de Teresina. Assumiram o Frigorífico do Piauí S/A. Em poucos meses dilapidaram todo o patrimônio público, venderam para um frigorífico de fora do Piauí, todas as máquinas que fabricavam salame, quitute, linguiças, presuntos etc. etc,. tudo no estilo Sadia. E, todas as carretas gigantes frigoríficas.
METERAM O DINHEIRO NO BOLSO E NUNCA PAGARAM AO ESTADO DO PIAUÍ.
01)- Falecido o Sr. Firmino Soares, o jovem economista Firmino Filho, herdou o processo de dívida do pai. O pai era Presidente do FRIPISA e Firmino Filho era o Diretor Financeiro.
02 )– Sobrou a Praça do FRIPISA e o edifício sede da empresa. Firmino Soares (pai) hipotecou-o junto ao Banco do Brasil; O filho Firmino Filho, tentou vender para a Federação da Agricultura, ao Sr. Caú Carneiro de saudosa e memória, que, foi enganado, embora já tendo pago, R$ 100 mil reais. O BB informou-lhe de que o FRIPISA era inegociável pois era hipotecado em dívida ao banco.
03) – O processo no começo do Governo de Mão Santa desapareceu, e o então procurador Manoel Veloso e William Guimarães, encontraram apenas um pedaço de papel comunicando o desaparecimento do processo, que estava na PGE.
04) – A DÍVIDA NUNCA FOI PAGA, processo foi reativado, (embora surrupiado da PGE por um de seus procuradores, ele sabe de quem estou falando, dele mesmo, e foi esse processo que obrigou Firmino Filho covardemente a largar Mão Santa e apoiar a reeleição de Hugo Napoleão, sob pena de ser executado. À época, a dívida estava acima de $ 165.000.000,00 (Cento e sessenta e cinco milhões de cruzados novos) que hoje, se corrigido alcança uma soma impagável.
05)- O processo de compra e venda foi todo refeito. Pois o original havia sumido. Em suma: até hoje, Firmino Filho nunca saldou essa gorda dívida, e, estranhamente, a PGE não ativa a cobrança, e o TJ retém o processo sem uma decisão final, cabendo a pergunta: cadê o processo? Que fim levou? Sumiu de novo? Para onde e a mando de quem? O Piauí vai ficar com essa dívida impagável? E Firmino Filho vai continuar pousando de bom cidadão? E para finalizar: é mentira Firmino, você engana o povo tolo e desinformado de Teresina, mas, não vai enganar o maduro e corajoso jornalista Tomaz Teixeira. Cadê o processo Firmino, e quando você vai pagar o patrimônio do estado, que você e seu pai vendram, enfiaram o dinheiro no bolso e nunca pagaram ao estado.
UM RECADO AO GOVERNADOR WELLINGTON DIAS – Mande a PGE iniciar o processo de tomar de volta a praça e oprédio do Fripisa, na praça do mesmo nome, na Praça Demostenes Avelino, e utilize aquela área, para um prédio para servir à administração pública do estado. Isto é muito grave, e alguém, precisa tomar uma providência e desencalhar esse processo do FRIPISA. CADÊ O PROCESSO Firmino? Aonde você o escondeu? Sumiu de novo?
A POSSÍVEL E VIÁVEL CANDIDATURA DE ELMANO FERRER O VEIM TRABAIADOR, e é nesse tom popular, de Veim Trabaiador, que as pessoas já começam a comentar a viável candidatura de Elmano Ferrer. A repercussão do nome de Elmano, pesa, devido o seu curriculum de político experiente, pois, já foi Prefeito de Teresina, e aprovado pelo povo, Secretário de Planejamento do Estado, e agora Senador da República, maduro, experiente, tranquilo, simpático, Elmano Ferrer, se fizer vingar a sua candidatura, vai para a ponta das pesquisas juntamente com os demais candidatos, com uma diferença: será o candidato da preferência do Presidente Bolsonaro, devido desde o primeiro dia de Governo vir recebendo o apoio incondicional do Senador Elmano Ferrer, nos projetos que tramitam pelo Senado. Elmano, ainda não se decidiu, mas, o slogan Ô VEI MACHO, Ô VEI MACHO, JÁ PEGOU!! Anotem, para conferir depois, na voz de João Claudio, esse xote de Luiz Gonzaga, vai dar o que falar!!! Agora a palavra está com o senador do Podemos!!
PARA SER PREFEITO DE TERESINA É PRECISO TER UMA PROPOSTA QUE CONVENÇA O POVO, não dá mais para votar no escuro. O povo de Teresina cansou de esperar dos tucanos um projeto que mude o perfil econômico de Teresina, a mais atrasada capital do nordeste, sem indústrias, sem irrigação e, consequentemente, sem planejamento nenhum de um futuro promissor, pois, a tucanagem emplumada, não seguiu os parâmetros de seriedade deixados por Wall Ferraz. Teresina é reconhecidamente a mais atrasada capital do nordeste, sem mercado de trabalho nenhum, devido a falta de um projeto industrial consistente, com um Mega Distrito Industrial na margem da ferrovia, acoplado a um porto seco e com energia de qualidade para receber indústrias de grande porte. Em quatro mandatos do prefeito Firmino Batoré, nada fez, a não ser vilas e favelas, rasgou avenidas e calçou as favelas de paralelepípedo, mas, vergonhosamente, não tem sequer, a metade das indústrias de peso, que possui SOBRAL NO CEARÁ, uma vergonha que entristece nossa juventude universitária, sem opção nenhuma de esperança de empregos, por falta de planejamento de resultados. Firmino cansou a esperança do povo que já sinaliza pelas pesquisas que quer mudar, chega dessa oligarquia tucana de Teresina. Vai ser o grito e a voz do povo. Anotem!!
T R I B U N A L I V R E
- COM DOIS RIOS TERESINA NÃO TEM UMA PRAIA COMO NO RIO ARAGUAIA/GO E TOCANTINS/PALMAS, UMA VERGONHA – Cercada por dois rios perenes Parnaíba e Poti, Teresina, a capital do Piauí, além de não possuir um palmo de canal de irrigação, não possui lazer nenhum em seus dois majestosos rios, um que une o Piauí ao maranhão, o Parnaíba e outro, que está no coração da cidade, mas, foi transformado num rego de águas fétidas, por falta de projeto consistente de desenvolvimento.
- O PARNAÍBA HÁ MUITO CLAMA POR CANAIS DE IRRIGAÇÃO EM TERESINA – Claro, vejam o exemplo de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, que podem servir de modelo para Teresina/PI e Timon/MA, e, através da CODEVASF, com recursos à fundo perdido do OGU, há muito que Teresina, somando com Timon, de forma paralela, lá e cá, deveriam já está produzindo frutos de qualidade para alimentar o mais exigente mercado de frutos de exportação, gerando riqueza, emprego em rico e arrojado projeto agroindustrial, de sucos, doces e frutos de qualidade.
- CANDIDATOS SEM PROPOSTAS: É DE FAZER VERGONHA – Não há mais espaço para se brincar de fazer política. A política é coisa séria, pois dependendo dela, com gente competente nos seus comandos, governos estaduais e municipais, sem planejamento de resultados, na base do improviso, como no Piauí, onde se governa sem respeito ao povo e sem a seriedade ortodoxa exigida por homens públicos.
- –CANDIDATOS BRINCAM DE SER CANDIDATOS – Sem que seus partidos tenham uma proposta definida de governo, ou os candidatos apresentam uma plataforma promissora de progresso e desenvolvimento, pois, não é possível que o povo continue votando em ZÉ MANÉ, como votaram quatro mandatos de mão beijada nesse Firmino Batoré, e, vejam no que deu: cadê as indústrias? Cadê a irrigação? Cadê os empregos? Cadê o progresso, enfim, esperar mais o quê, dessa TUCANAGEM ( mistura de tucano com sacanagem), corrupta e irresponsável da PMT?
- – TERESINA CLAMA POR INDÚSTRIAS – Sequer a capital do Piauí tem umDistrito Industrial estruturado com energia de qualidade para receber grandes indústrias. A capital do Piauí, precisa de um parque industrial com energia de qualidade, na margem da ferrovia que liga Teresina a Fortaleza na altura, do
povoado Tabocas do Pau Ferrado dentro do Rodoanel de Teresina, para, competentemente, atrair grandes indústrias e investimentos, que tirem a capital e o Piauí, desse triste índice de subdesenvolvimento. Uma vergonha, nem fazem e nem deixam quem sabe fazer. Por isso é hora da mudança. MUDA TERESINA!! Chega!! Basta!!!
- – PARA ONDE VAI A NOSSA JUVENTUDE? Para onde já foram, os outros jovens, pros estados vizinhos, Fortaleza, Recife, Salvador, São Luiz, na busca por mercado de trabalho, pois nossa classe política, não tem se preocupado com planejamento de resultados, visando atrair grandes investimentos, para gerar riqueza, empregos e renda. Isso só se faz com planejamento de resultados. Claro que eles não sabem fazer, tanto que em 34 anos de mandatos sucessivos, nada fizeram de grandeza para Teresina. UMA VERGONHA!!!
A L F I N E T A D A S
- Vejam o Rio Poti em que se transforma, devido os esgotos jogados no Rio que está no coração de Teresina. UMA VERGONHA!!
- Vejam nas fotos, só escapam as Garças, que ficam sobre os aguapés, que os peixinhos subam para respirar, para comê-los, antes que respirem. Esse é o Poti do Firmino Batoré.
- Vejam as imagens de turismo nos rios Araguaia/GO e Tocantins/Palmas, o povo feliz, com suas praias de água doce. E em Teresina, nada acontece, por que elegem a mediocridade.
- Por que o Prefeito Firmino Batoré, foi para a Espanha, talvez aprender mais malandragem com o seu famoso colega dos filmes de gangster no estilo bem mexicano desordeiros e desonestos.
- – Andem nas vilas e favelas, e vejam o calçamento, de paralelepípedo, feitos pelo Prefeito de Teresina, será que não seria melhor canais de irrigação para a pobreza trabalhar nas margens do Poti e Parnaíba?
- – O que esperar de um grupo político que há 34 anos se revezam no poder, sempre com o mesmo bicão, tascando tudo de bom da PMT, mas, sem gerar nada de progresso e de desenvolvimento, como em outras capitais do nordeste?
- – Até quando a juventude universitária do Piauí vai continuar sonhando com progresso no turismo, na indústria, numa geração de empregos sonhada e que nunca acontece?
- – O povo do Piauí precisa acordar e aprender a votar, pois, enquanto continuarem elegendo neófitos, corruptos e incompetentes, sem fazer a triagem do saber e da competência, o Piauí continuará crescendo, mas, como rabo de cavalo sempre para baixo.