A Águia, voa alto, enxerga longe, e, quando escolhe o seu alvo é FATAL!!
.
NA NOSSA ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE VAI ASSUMIR A CONSTRUÇÃO DE SANEAMENTO BASICO ( ESGOTOS SANITÁRIOS) NOS PRINCIPAIS BAIRROS DE TERESINA, EM CONSONÂNCIA COM A AGESPISA
IMPORTANTE: Para cada milhão investido em saneamento básico, lucraremos R$ 4 milhões nos investimentos de saúde: é ou não é fantástico? Esse é um cálculo que mostra que, as endemias por falta de saneamento básico a partir da verminose, vão diminuir consideravelmente e iremos economizar mais, no quesito orçamentário, Saúde!
VAMOS À OBRA:
QUAL A VANTAGEM DE UMA FUNDAÇÃO, E, EM ESPECIAL, QUANDO ELA É: FUNDAÇÃO DE SAÚDE?
Vejam no projeto ao lado como funciona o saneamento básico levando os dejetos humanos para essa sequência de tratamento até ser jogado, desaguado nos rios ou nos mares.
Uma fundação pode buscar em organismos internacionais, recursos disponibilizados para atender aos países do terceiro mundo. Claro que o Brasil possui regiões pobres, devido sua grande extensão territorial, tendo estados ricos, mas, em sua periferia, grandes favelas e palafitas se enquadrando como regiões de terceiro mundo. Costuma-se dizer que São Paulo Capital, é esse tipo de cidade, com o centro qualificado como de primeiro mundo, enquanto que na sua periferia, devido as gigantes favelas e palafitas, classificadas como zonas de terceiro mundo. Exemplo: PARAISÓPOLIS no centro de São Paulo. Em Teresina, não é diferente, temos zonas da cidade enquadrada como de primeiro mundo, mas, ainda, com uma periferia pobre e de terceiro mundo, por falta de saneamento básico. Crianças convivendo com esgotos a céu aberto. Transmitindo todos os tipos de endemias perigosas.
Através de projetos competentes, de saneamento básico, para tirar o povo pobre da lama, dos córregos fedidos, podres, se faz necessário, a busca de recursos a fundo perdido, disponíveis para situações de difíceis soluções, tanto no OGU, de Emendas Parlamentares, bem como de organismos internacionais, como AFAL, ONU, OEA, E, BANCO MUNDIAL, com juros módicos, que podem perfeitamente serem pagos pela PMT. Assim: Cada milhão investido num bairro da Capital, um percentual, é tirado da conta de água e esgoto, da Companhia de água que serve a cidade, para suprir, honrar, o empréstimo para tirar a piscina de dejetos humanos (fossas) dos quintais E JARDINS, da maioria das residências da periferia, responsáveis pela forte gama de endemias que acometem a população.
Lembramos, que o fato da Saúde de Teresina ser conduzida, administrada por uma FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAUDE, do próprio município, e, em se mostrando à esses organismos internacionais, poderemos receber ajudas internacionais à Fundo Perdido, para, competentemente, agigantar e espraiar a existente carência de rede de esgotos nos bairros mais periféricos da cidade. Em regiões mais pobres recursos de entidades internacionais, à fundo perdido, para, não tirar do bolso do assalariado a taxa de água. Somente aumentarão as tarifas de esgotos, nos bairros de classe média para cima, onde os recursos forem de bancos estrangeiros, para o pagamento parcelado em vários anos. É assim que vamos fazer, com a certeza de que vai dar certo SANEAMENTO, É SINÔNIMO DE SAUDE DE UM POVO CIVILIZADO E BEM CUIDADO POR SEUS GESTORES. Chega de falta de saneamento básico, em pleno século XXI, o que não deixa de ser uma vergonha!!
IMPORTANTE:
Se não conseguir recursos a fundo perdidos, através de projetos consistentes e bem delineados, no Banco Mundial e outros, como o próprio BNDES, que financiam obras de saneamento básico, desde que o projeto técnico comprove nas suas entrelinhas, de que as obras trarão retorno financeiro garantido.
CLARO: para cada quilômetro de rede de esgoto, as obras serão beneficiadas com o recurso a fundo perdido, ou por empréstimos de instituições financeiras internacionais, sem elevar em mais de 15 ou 20% o custo da conta de água, sempre avaliada no mínimo possível, com percentuais baixos, para não onerar a conta de água daquela residência. Daí, a chamada garantia do retorno da obra financiada, que em longos prazos serão perfeitamente factíveis.
IMPORTANTE
1º – Buscar nos organismos internacionais, recursos a fundo perdidos, para MACRO construção de redes sanitárias e lagoas de estabilização em cada região da cidade.
2º – Buscar financiamentos em bancos nacionais e estrangeiros, claro que em cima de projetos bem delineados e factíveis, com retorno garantido, para a quitação dos financiamentos.
3º – O importante é: dotar a capital Teresina, de rede de esgotos em todos os bairros, com suas respectivas LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO como já temos em bairros como o Mocambinho, e outros, diminuindo as enfermidades (endemias) e colocando a nossa capital, entre as mais modernas do mundo, com saneamento básico de primeiro mundo.
É com visão de estadista, pensando sempre no bem estar do povo, que buscaremos através de projetos bem delineados por consultorias competentes e de credibilidade internacional, que abriremos portas dentro e fora do país, para alocarmos os recursos necessários para tirar as piscinas de dejetos humanos (fossas) dos jardins e quintais das residências mais pobres da cidade. Vamos tirar o armazenamento de dejetos humanos do quintal ou do jardim de conjuntos da residências da periferia. Será o fim dos caminhões limpa fossa. ( uma coisa nojenta) É pensando grande, com otimismo e responsabilidade público/social, que, competentemente, buscaremos o melhor para Teresina.
COM TOMAZ, É ASSIM, SE ELE DIZ, ELE FAZ!!!