O mundo empresarial do Piauí acaba de perder o seu ícone maior, dono da Rolding GRUPO CLAUDINO, com empresas e indústrias diversas, dono do MEGA Shopping Teresina, sempre ao lado do irmão Valdeci Claudino, este, ainda vivo.
A morte de João Claudino, para os íntimos, Seu João, como era tratado pelos milhares de amigos e admiradores, deixa uma lacuna incomensurável, não só no Piauí, mas, em todo nordeste, onde o sucesso de suas empresas, prestam serviços e geram empregos.
Seu João veio para o Piauí, depois de ter chegado ao município de Bacabal/MA, depois de deixar o sertão da Paraíba, onde começou vendendo tecidos nas feiras, sempre ao lado do irmão Valdecy.
Para a sorte do Piauí, e, em especial, de sua capital Teresina, João Claudino e o irmão Valdeci vieram a Teresina, e gostaram do calor da cidade, e, competentemente, com a visão macro de grandeza e sempre pensando grande, vejam o que eles escolheram para instalar o seu Armazém Paraíba que nasceu na Paraíba, e hoje encravada em todo nordeste. COMPETENTEMENTE, enxergou o grande prédio da antiga FIAÇÃO, na Rua João Cabral, onde se fixaram, e dali, se espraiar por todo nordeste. Hoje, o Grupo Claudino, à frente sempre os irmãos João e Valdeci, cresceu, prosperou, a ponto de serem considerados, os maiores empresários do estado do Piauí, com uma Holding de empresas, diversas, desde o famoso Teresina Shopping, Indústrias Guadalajara e Socimol, Construtora Sucesso, Gráfica Claudino, Lojas de departamento e eletrodomésticos, formando um conglomerado de empresas que refletem, a grandeza do grande homem que foi João Claudino Fernandes, deixando o bastão para o ícone Valdeci, companheiro de jornadas vitoriosas que sempre dignificaram a brilhante expansão do mais vigoroso grupo empresarial do Piauí.
A União dos dois irmãos e a grandeza de ambos, consistiu na divisão do grande patrimônio familiar, decidiram, Valdeci, que sempre morou em São Paulo, onde era o grande articulador e comprava produção fechada de fábricas para atender ao MEGA grupo de Lojas de todo o nordeste o famoso e inconfundível ARMAZÉM PARAÍBA. E foi com grandeza que decidiram com simplicidade e grandeza, numa demonstração de uma santa união de ambos. O Rio Parnaíba foi o ponto escolhido para a divisão. Tudo tendo como base de acordo o gigante Rio Parnaíba, saindo de Teresina, aos demais estados da margem direita até aos estados vizinhos, ficou para a família do seu João Claudino, como era carinhosamente tratado pelos mais íntimos, e, tudo da margem da Esquerda do Rio Parnaíba, no norte e nordeste a Partir de Timon, São Luiz, Codó sede inicial até alcançar o Pará, Tocantins e outros estados do norte, ficou para o querido e nobre irmão Valdecy Claudino.
Um exemplo de grandeza, de firmeza, de caráter, de retidão, de visão empreendedora, de chefe de família, de amigo leal e sempre solidário com todos, respeitado, querido, admirado, cavalheiro, cidadão, nobre, cordato, de fino trato, de educação de berço, teve algo mais importante ainda que pouco se vê nas ricas famílias, nunca se ouviu falar, que um dos filhos do seu João Claudino, cometeu qualquer deslize, que atentasse contra a retidão e dignidade da família. Os filhos são tão cidadão e nobres como o pai João Claudino e a nobre MATRIARCA, D. SOCORRO CLAUDINO, de saudosa memória.
Merecidamente, seu João foi eleito o PIAUIENSE DO SÉCULO, uma homenagem justa e merecida, com título de CIDADÃO PIAUIENSE, e que sempre enobreceu o Piauí pela sua simples e nobre presença.
Teresina, infelizmente, chora a partir de hoje, a perda de seu ícone empresarial maior, o NOBRE, EMPRESÁRIO JOÃO CLAUDINO, um patrão amigo de seus funcionários, que sempre os tratou com muita dignidade e retidão, além de patrão era protetor, e tantos quantos não residem em suas casas, sem pagar aluguel.
Seu João, tudo de bom que o Piauí estava a merecer, e que passou a ter, desde a sua chegada, à rua João Cabral, onde começou alugando a loja e hoje é o casarão base do grupo, onde ele fixou seu ninho de progresso e de desenvolvimento.
Chorem, podem chorar, o Piauí acaba de perder, o seu mais importante ícone empresarial, o nobre filho da Paraíba e piauiense de coração e por reconhecimento, JOÃO CLAUDINO FERNANDES, que jamais será esquecido e por muitos anos, queira Deus, venhamos a ter outro com a tempera, competência, simplicidade, grandeza e VISÃO DE ESTADISTA!!!
É nossa mais justa homenagem de todos que fazem o portal jotgoaberto.com
Texto: jornalista Tomaz Teixeira.
(Perdi um grande amigo!!! Lágrimas, lágrimas, lágrimas!!)