Desde o começo da pandemia do Covid/19 que advertíamos de que chegaríamos ao momento em que faltariam leitos de UTIs com respiradores para atender a população. Esse terror já chegou! São centenas de pessoas desesperadas em portas de UPAs e de UBS gritando, clamando por um leito de UTI para em especial, seu idoso, pai e mãe. Infelizmente, a televisão em todo momento, de Manaus ao Rio de janeiro, mostra fatos cruéis, de filhos chorando e lamentando que seu pai, ou ente querido morreu por falta de UTI e de respiradores.
E São Paulo o estado mais estruturado com hospitais de campanha já anuncia que vai faltar leitos na capital recorrendo ao interior nas cidades da grande São Paulo.
O Brasil não tem 6 milhões de Utis, como socorrer uma população de mais de 200 milhões de habitantes, quando essa Epidemia está do Rio Grande Sul a Manaus? E agora o que fazer?
Vamos enfrentar o mesmo desespero da Itália, Espanha, Inglaterra, EUA, em especial New York, com as pessoas morrendo à mingua nas portas de hospitais e nas ruas por falta de respiradores.
Por várias vezes já ouvimos médicos declararem que o momento mais difícil é decidir quem fica para a UTI e respirador, quando se trata de um idoso e de um jovem, quando, por decisão do médico ou da equipe da UTI, ao definir quem ficar no tubo e respirador o idoso é descartado da preferência, põem um jovem no seu lugar. Santo Deus, quanta crueldade, isso merece um acompanhamento do Ministério Público Federal, afinal, a saúde publica é bancada pelo SUS – Sistema Único de Saúde, bancado pela União Federal, merecendo um acompanhamento rígido, pois, se o idoso estiver em estado terminal, tudo bem e se não estiver, vai evoluir para a morte, para dar lugar ao jovem, e seus filhos, esposa, como ficam? UM DESESPERO CRUEL E PERVERSO!!
Agora voltamos a advertir, cuidem do campo, das pequenas cidades e povoados, em especial no norte e nordeste, pois no interior sequer temos hospitais, e sim, apenas um posto de saúde. Ora, para onde levar o povo acometido por tão perigosa epidemia? Correr para o campo e orientar as populações, com anúncios na TV e no rádio, de que se isolem e se protejam, pois não terão leitos de UTIs e nem respiradores, por falta de estrutura hospitalar no sertão nordestino.
O Sr. Ministro da Saúde deve se manifestar, dando explicações às famílias, de centenas de idosos já mortos, tirados do respirador para dar lugar a um jovem, isso pode até ser feito, mas, é macabro, cruel, impiedoso, afinal, todos são seres humanos. Pergunta que não quer calar: por que o idoso tem que morrer no lugar do jovem? Será que Deus decidiria assim? Ó Cristo, tenha dó!!
É a nossa dura opinião de hoje, doa a quem doer!!
P A N C A D A P I A U Í
- – O GRITO DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA, TEM SIDO CONSTANTE, o país caminha para uma quebradeira econômica sem precedentes, caso não se encontre uma saída para voltarem as vendas e consequentemente voltando a roda gigante a girar, no comércio e na indústria. Ora, para o comércio as vendas estão gradualmente sendo feitas pela Internet e entregas por Delivery, o que já recebemos pelo celular, lojas oferecendo seus produtos e entregas a domicílio. Quanto à Industria, onde todos trabalham dentro de galpões imensos em áreas mais distantes um do outro, pode haver um entendimento para que cada indústria, adote um esquema de produzir trabalhando 24 horas ininterrupta, com o distanciamento necessário e constante uso de máscara. Para a indústria, entendemos que tem solução, daí, o alívio para comércio e indústria, na condução das ações de negócios sem interferir tão fortemente no PIB que já sinalizava que cresceria este ano no mínimo 2% e segundo o Ministro Paulo Guedes, se a pandemia for controlada, nos próximos 60 dias, ainda poderão recuperar o tempo perdido, e voltar a sonhar com os 2% do PIB ainda para este ano. E quem garante que a Pandemia, será controlada em 60 dias, mesmo com mão de ferro?É preciso conciliar as duas coisas a pandemia e a produção, o país não pode parar por mais tempo.
- AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS NA CONTRA MÃO DO CORONAVÍRUS, claro, ora justamente quando as vendas caíram, por força da paralização necessária em nome da saúde do povo, eis que a Petrobrás, decide reajustar os combustíveis para as distribuidoras em 12% dá para entender isso? Claro que não, é evidente de que o momento é de prudência, afinal, reajustar combustíveis, vai dificultar mais a vida de todos, quando o Governo veta reajuste de salários, pela lógica do difícil momento de ajuda aos estados e municípios, para enfrentar e feroz doença. Agora a expectativa reina em saber, quando as distribuidoras vão aumentar os combustíveis nas bombas ao consumidor final. Ora, no momento em que o Governo promete passar 2 anos sem reajuste dos salários dos servidores, como aceitar aumento, reajuste de preços, claro que o bom censo chama para a retenção dos custos, e nada de elevação dos preços, para combinar, com a decisão de não termos por dois anos reajustes salariais. O nome disso é bom senso!!
- – BOLSONARO BUSCA O CENTRÃO PARA BRECAR RISCO DE ATENTADO AO SEU MANDATO, claro, levado pelas intempestivas declarações do Presidente,
sempre no portão de saída da Residência oficial, Bolsonaro solta a língua, e a cada ação verbal, gera situações difíceis para o seu governo e a imprensa oposicionista, comandada pela Folha de São Paulo e Rede Globo de Televisão, montam em cima dele e tentam jogar a opinião pública contra o Presidente, especialmente nos dois incidentes desnecessários com a demissão dos Ministros Mandetta e Sergio Moro, Saúde e Justiça respectivamente. Em cima desse fato, no caso de Moro, a imprensa atiçou tanto que o juiz, imprensado na parede teve que reagir, ao ser jogado contra a parede, gerando por via de consequência, um processo de fiscalização em cima do Presidente, pela oposição e já acatado pelo Procurador da República e pelo Ministro Celso de Melo, começando uma investigação em cima do Presidente Bolsonaro, que, segundo a oposição e a denúncia, por deixar de respeitar a Constituição, em relação ao interesse de ter nas mãos, informações secretas da Policia Federal. Isso gerou uma expectativa de risco de Impeachment, do Presidente, com a imprensa contra Bolsonaro, atiçando lenha na fogueira do STF, tendo como incendiário o competente Ministro Celso de Melo.E agora, o que todos querem saber, até onde vai chegar essa querela séria e que pode levar ao Presidente ter que responder um sério inquérito, que já começou, com as buscas de provas, para se concluir, até onde o Presidente deixou de respeitar a CF do Brasil.Agora é aguardar o desenrolar desse inquérito que agora que está começando, mas, enquanto isso, o Presidente, diante de tantas ações de ataques ao seu governo pela mídia desmamada, autorizou uma negociação com o bloco chamado de CENTRÃO DO CONGRESSO para ter força para vencer a oposição, naquela casa e ao STF em caso dessa possível indicação de denúncia que pode levar à perda do mandato, por força do desrespeito para com a Carta Magna do País. Certo de que Rodrigo Maia tem ficado em cima do muro, Bolsonaro correu em busca do CENTRÃO. Agora, é aguardar o desfecho dessa querela que a priori parece pequena, mas, que pode levar a uma séria denúncia contra o Presidente, até de perda do mandato. Essa é a intenção deles, claro!!
T R I B U N A L I V R E
SENADOR CIRO NOGUEIRA PP GANHA DE BOLSONARO O DNOCS – O senador piauiense Ciro Nogueira, foi um dos primeiros ligados ao CENTRÃO a receber seu primeiro quinhão do Governo Bolsonaro, quando poderá indicar o Diretor Geral do DNOCS, com sede em Recife, em troca do apoio do PP e de outras siglas que fazem parte do blocão de partidos de centro. Para o Piauí, isso foi bom, pois pode pensar em mais irrigação e mais assistência ao interior.
DEPUTADOS DO PIAUÍ FAZEM PROPOSTAS ABSURDAS – Suspender a cobrança dos consignados ainda é admissível, afinal se o estado já vinha com dificuldades de repassar aos bancos os consignados tirados dos contracheques dos servidores e não repassados aos bancos, por falta de caixa, entende-se que agora a coisa vai ficar mais difícil. Com o comércio e a indústria fechados de onde tirar impostos ou renda para o fundo de manutenção da máquina pública?
AGORA, DEIXAR DE RECOLHER OS DESCONTOS DA PREVIDÊNCIA, É ESTUPIDEZ – Ora, se o Estado já tem dificuldades de pagar em dia a folha de servidores e aposentados, se tirar os descontos da previdência e do seguro saúde PLAMTA, aí vai quebrar dentro. Não terá saída para o estado pagar aos servidores da ativa e aposentados. Essa proposta é estúpida, ou por que não dizer oportunista e irresponsável.
TERESINA VIVERÁ CLAMOR POR FALTA DE LEITOS DE UTIS – Nem o hospital de campanha sendo montado no Verdão e as novas UPAS e UBS obras do Governo Federal, darão sustentação ao volume de acometidos como vem acontecendo em Manaus, Belém, São Luiz, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e até São Paulo que já está recorrendo ao interior.
CLAMOR: VAI FALTAR LEITOS DE UTIS – O aumento de contagiados pelo Covid/19 vai levar a população ao desespero como já acontece em outros estados. Vai faltar UTIs e respiradores para a população, o grande número de acometidos é bem superior à estrutura existente no Estado e no Município vamos ter momentos de clamor em Teresina. TERRÍVEL: muitos morrerão por falta de UTIs e de respiradores. Ó CRISTO TENHA DÓ, ENQUANTO AINDA É TEMPO!!
TWEETERs DA SEMANA DO Jornalista Tomaz Teixeira com destaques:
A L F I N E T A D A S
- ALGUNS REQUERIMENTOS absurdos aprovados na ALEPI, devem não ser atendidos pelo Governador Welligton Dias, como esse da suspensão da cobrança nos contracheques, do percentual da previdência, ora, isso vai quebrar mais ainda a previdência, que a cada mês o Governo faz o complemento da folha dos aposentados.
- JÁ O REQUERIMENTO AOS BANCOS, SUSPENDENDO OS CONSIGNADOS JÁ EM ATRASO DO ESTADO PARA COM OS BANCOS, esse o Governador deve levar adiante, pois se o estado já vinha atrasando, agora sem arrecadação vai ficar mais difícil. Esse, tudo bem!
- OITENTA LEITOS DE UTIS SÓ? Esses 80 leitos de UTIs do Verdão não serão suficientes. Os deputados e senadores ao invés de estarem pedindo socorro aos estados para cobrir despesas outras, deveriam sim, cobrar do Governo Federal, que busque fora do país e com urgência, respiradores para salvar mais vidas. Isso sim, é obrigação do CONGRESSO.
- Pergunta que não quer calar: COMO UM VIRUS GRIPAL, QUE SAIU DE UMA CIDADEZINHA DA CHINA, CONSEGUIU SE ESPALHAR NO MUNDO INTEIRO EM MENOS DE 90 DIAS? ISSO MERECE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍTICA MAIS SÉRIA. TEM ALGO POR TRÁS DISSO NO CAMPO DA MALDADE!!
- Por falar em maldade, o STF, leia-se Ministro FUX suspendeu a exigência da Justiça Federal de São Paulo que exigia que o Presidente Bolsonaro mostrasse seus exames do COVID/19. Convenhamos tá demais!! Que tal?
- Ora, o nome disso é direito de privacidade que têm os cidadãos e suas famílias, de se resguardar de suas doenças. Que porra de Justiça é essa que quer obrigar o Presidente a revelar seus exames de sua saúde? E nem da sua família!!
–