O Hospital de Campanha Estadual (HCE) realizou entre os dias 20 e 28 de julho o treinamento sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do serviço de saúde e teve como objetivo propagar a busca por uma assistência cada vez mais segura.
As Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram criadas pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com a Joint Commission International (JCI) para trazer segurança aos colaboradores e pacientes das mais diversas unidades de saúde.
Segundo a enfermeira Pedrina Araújo, coordenadora do NSP, no contexto da pandemia de Covid-19, esses cuidados são ainda mais necessários. “A realização do treinamento teve como principal intuito ampliar e refletir em cada profissional a importância dos protocolos necessários para um atendimento seguro e de excelência aos pacientes atendidos no HCE.
O treinamento foi destinado aos colaboradores das áreas de apoio, saúde e administrativa. Os colaboradores foram organizados em pequenos grupos e foi reforçado as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que são: a identificação correta do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, que no caso não é aplicável no HCE; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão”, explicou Pedrina Araújo.
Sesapi