A Águia voa alto, enxerga longe, e, quando escolhe o seu alvo é FATAL!
MEGA INVESTIMENTO NO NECESSÁRIO E URGENTE, PORTO SECO DE TERESINA NAS MARGENS DA FERROVIA TERESINA /FORTALEZA! Toda grande cidade de Minas, Goiás, Mato Grosso, interior do Rio Grande do Sul possuem porto seco. É inadmissível que a Capital do Piauí, que não tem orla marítima, e sua capital, no interior, não tenha um Porto Seco. Aliás, não só em Teresina, mas, porto Seco em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Uruçuí/Santa Filomena, esses nos cerrados do Piauí, de onde sai toda a soja que exportamos. Uma vergonha!
Teresina é a única capital do Brasil situada no interior do país, como Belo Horizonte, Goiânia e outras, distantes da orla marítima, que não possui seu Porto Seco, para o controle das importações e exportações, como acontecem em Belo Horizonte, Goiânia e outras, que competentemente, possuem seus Portos Secos, na capital e nas cidades que fazem por exemplo a ,
Grande Porto Alegre, situados em zonas não marítimas, uma necessidade
elementar, para o controle de importação e exportações de produtos diversos, como acontece nos estados desenvolvidos e governados com competência e modernidade. A Não existência do porto seco de Teresina revela o tamanho da mediocridade dos TUCANOS de Teresina, que desgovernam a cidade há mais de 34 anos, sem um parque industrial definido e
competente, acoplado a um Porto Seco, para o controle de nossas importações e exportações, como acontece em todas as capitais DESENVOLVIDAS, e, localizadas no interior do país, distante de orlas marítimas.
DO LOCAL E DO MODELO DO PORTO SECO TÃO CARENTE E NECESSÁRIO EM TERESINA.
Ferrovia do Povoado Taboca do pau ferrado Teresina /Pi. Vejam que é uma área além de plana gigante em dimensões, ideal para a implantação de nosso Porto Seco e dentro do Rodoanel de Teresina. Grande ideia, e, de grande magnitude.
A inteligência recomenda que Porto Seco e Distrito Industrial, sejam implantados
em margens de BRs ou de Ferrovias, para facilitar a chegada de produtos importados ou para quando exportarmos, para dentro e para fora do país.
Um Porto Seco faz parte da estrutura de organograma estruturante de uma cidade bem governada, administrada com responsabilidade, pois, vai fazer o controle técnico de nossas importações e exportações. No caso de Teresina, o nosso Porto Seco deve sim, ser implantado dentro do nosso rodoanel, mais precisamente no povoado Taboca do Pau ferrado, nas margens da ferrovia, Teresina/Fortaleza, e próximo do pátio de manobras da RFFSA que fica no bairro Dirceu Arcoverde, numa clara decisão inteligente. É evidente que a fixação do maior Polo Industrial do Estado na capital, Teresina, claro que deve ficar nas margens da ferrovia na altura do povoado Taboca do Pau Ferrado, região plana, onde perfeitamente, deve ser implantado o Novo e Gigante Distrito Industrial de Teresina, com uma Estação Rebaixadora de Energia Elétrica, podendo, já nascer também, com um gigante polo de Energia Solar, para diminuir custos e atrair grandes indústrias.
PORTO SECO DE TERESINA ?= UMA VERGONHA, NUNCA EXISTIU!!
UM PROJETO ARROJADO E DE GRANDE MAGNITUDE
Lembramos que além da estação de Energia Solar, os ventos diurnos e noturnos que chegam a Teresina, podem também, proporcionar a implantação de um Parque de Captação de Energia Eólica, diminuindo custos e atraindo grandes investidores, tudo isso evidentemente, enquanto não nasce o porto de Mar do Piauí no Vale do Timonha, no município de Cajueiro da Praia, local indiscutivelmente, falando, onde deve ser construído o Novo Porto de Mar do Piauí, com a possibilidade de um canal permanente profundo, podendo chegar a 36 metros de profundidade, por força da força das águas de 4 Rios que vem da Serra Grande Ceará e 3 do Piauí, somando 7 rios, que formam vácuo gigante no fundo mar, sem a necessidade de desassoreamento com um calado permanente que segundo estamos informados, é mais profundo do que Roterdã na Holanda e Itaqui no Maranhão, que é de 30 metros de profundidade. O Porto do Itaqui poderá surpreendentemente ter 36,85 metros de profundidade. Para isso a Esso colocou um navio laboratório na região que nos parece ter feito esse levantamento com precisão.
UMA VERGONHA
Nossas Importações e exportações estão sob controle dos Portos de Pecém/CE e Itaqui/MA, devido a falta de forma estúpida e inoperante, de nosso porto Seco de Teresina, (enquanto não chega nosso Complexo Industrial e Portuário no Vale do Timonha, em Cajueiro da Praia), uma necessidade prioritária em qualquer administração séria, competente e comprometida com o desenvolvimento de sua capital. Claro que esse porto tem a necessidade de apoio do Governo do Estado, que pela lógica, será também, compensado, beneficiado. Entretanto, em se tratando da Capital, Teresina, há muito, ou por que não dizer, há mais de 50 anos, já deveria ter o seu porto seco, como acontece em todas as capitais situadas no interior do país, ou seja: distante da orla marítima. Vejam na foto acima o porto seco do município de Anapólis/GO cidade do interior de Goiás.
DO LOCAL E DA ESTRUTURA
O Porto Seco de Teresina deve ser implantado nas margens da ferrovia que liga Teresina a Fortaleza e São Luiz do Maranhão, ou mais precisamente aos portos de Pecem/CE e Itaqui/MA, para, dar a Teresina, o porte de cidade grande e bem desenvolvida. Sem porto seco, continuaremos fora do mapa de exportação, pois nossas exportações são computadas ao Ceará e Maranhão devido a inoperância e incompetência de nossos governantes, daí, a necessidade de se construir de forma prioritária, o PORTO SECO DE TERESINA, no mesmo modelo dos estados desenvolvidos com Minas e Goiás. Devendo ser implantada ao lado do novo MEGA e gigante Distrito Industrial de Teresina, a ser implantado também, nas margens da ferrovia Teresina/Fortaleza, mais precisamente no
Povoado Taboca do Ferrado, dentro do RODOANEL, e na saída para Fortaleza, podendo ser direcionado pela mesma ferrovia à Capital de São Luiz do Maranhão. Portos do Pecém/CE e Itaqui São Luiz/MA
Governar é preciso ter visão de estadista, como dizia o grande Governador Alberto Silva, com planejamento de resultados e competência para a condução da coisa pública. É a nossa séria e necessária proposta, pois, há mais de meio século, a lógica clama pelo nosso Porto Seco, na margem da ferrovia que liga Teresina a São Luiz/MA e Fortaleza/CE, na altura do povoado Taboca do Pau Ferrado, zona plana e dentro do rodoanel de Teresina, ligando-o aos portos de Pecém e Itaqui, respectivamente, enquanto não acontece o porto de mar do Piauí.
DA NECESSIDADE DO ESTOQUE DE CONTAINERS
Para o funcionamento de um porto seco com competência e sem riscos de solução de continuidade nas suas exportações, em especial, o Porto Seco de Teresina, deve ter tanto na capital Teresina, como nos portos de Itaqui/MA e Pecém/CE, armazéns de estoque de CONTAINERS, para a troca, quando do embarque ou desembarque de mercadorias a exportar e importar, facilitando ao empresário exportador ou importador, a flexibilidade do necessário estoque, de Containers fugindo da obrigatoriedade do aluguel do container, no porto que recebe a mercadoria endereçada ao Piauí ou do Piauí para fora do país, facilitando assim, a mobilidade para o mercado de negociação entre o empresário do Piauí (exportadores) e do estrangeiro (importadores dos nossos produtos), facilitando a mobilidade correta do intercâmbio comercial entre o Piauí e o resto do mundo. ESPECIAL: os containers podem ser de propriedade do Porto Seco de Teresina, ou passar para a iniciativa privada, pois, é um negócio rentável, no campo do empreendedorismo. Daí, se buscar um empresário e com aporte de recursos (financiamento) do BNDES com apoio do Município (Prefeitura), buscar os investimentos para tão nobre e necessária iniciativa de progresso, desenvolvimento com sustentabilidade, no campo empresarial.
MUDA TERESINA !!!!!
CREDITEM!! TERESINA VAI MUDAR MESMO E PRÁ VALER!!!
Tudo será feito como sempre sonhou Alberto Silva, o maior Governador do Piauí de todos os tempos. Anotem para conferir.
ACREDITEM!! TERESINA VAI MUDAR MESMO E PRÁ VALER!!!
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