A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com o Projeto Peteca Brasil do Ministério Público do Trabalho (MPT), promoverá, nesta quarta-feira, (31/03), a 1ª edição do Encontro Municipal de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O encontro acontecerá de forma virtual e será transmitido pelo canal do Youtube e pela página do Facebook do Peteca Brasil.
Um levantamento realizado pela Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Semcaspi apontou que somente em 2019, 84 crianças e adolescentes foram identificadas em situação de trabalho infantil nas ruas de Teresina, já em 2020, este número chegou a 24 crianças e adolescentes.
De acordo com Eliana Lago, Secretária da Semcaspi, o acesso à informação sobre as violências sofridas por crianças e adolescentes e como se deve proceder diante destas situações, contribuem com fortalecimento da rede de proteção social a estes públicos.
“É compromisso da Semcaspi trabalhar com o enfrentamento ao trabalho infantil e a proteção social das crianças e adolescentes. Este encontro municipal, que discutirá prevenção e erradicação do trabalho infantil, tem como objetivo fortalecer o enfrentamento ao trabalho infantil e engajar, sobretudo, os adolescentes na perspectiva do empoderamento de cada participante”, esclarece a secretária.
Segundo Villar Neto, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), durante o evento, os adolescentes participarão ativamente das atividades, como forma de envolver diretamente o público alvo.
“À medida que são informados dos seus direitos e deveres, os adolescentes terão mais possibilidades de uma inserção na sociedade e no mercado de trabalho de forma mais afirmativa e consciente. É importante investir na proteção da infância e adolescência, por potencializar a existência de uma sociedade mais saudável física, emocional e produtiva”, pontuou.
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo Blog do Peteca, por meio do link: https://peteca2008.blogspot.com/ ou ente em contato pelo telefone (85) 9 9165-7999.
Rede de Proteção Social
Em Teresina, a rede de proteção social de combate ao trabalho infantil é constituída pelos seguintes órgãos: Semcaspi, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho entre outras entidades.
Denúncia
Para quem pretende denunciar casos de trabalho infantil basta entrar em contato com o disque 100, disque 153 e diretamente aos conselhos tutelares da capital.